Essa é uma revisão anterior do documento!
Listas de exercícios
O trabalho nas listas é essencial para se conseguir domínio sobre o material do curso. As listas serão semanais e deverão ser entregues para correção. Elas deverão ser baixadas desta página. As notas das listas farão parte de sua avaliação final – veja como na seção de Avaliação. O propósito principal das listas é contribuir para o seu aprendizado – as listas são instrumentos de aprendizagem, e não de avaliação. Portanto, nada impede que os estudantes colaborem entre si para sua resolução e/ou procurem os instrutores para discuti-las – quero até encorajar ambas atitudes. No entanto, o texto final entregue para correção deverá ser individual.
Além das listas deste semestre, que devem ser entregues como dito acima, você tem acesso a listas usadas em outros semestres, que podem constituir material adicional de estudo. Não se assuste com o tamanho dos enunciados destas listas. Em sua maioria, os problemas são simples, e foram escolhidos em parte para dar uma ideia bem geral da enorme gama de aplicações que tem a Termodinâmica. Por isso, versarão sobre assuntos diversos, como buracos negros, estrelas e aglomerados estelares, a biofísica do corpo humano, entre outros.
Em vários exercícios das listas deste semestre e dos anteriores você terá que fazer contas. Use sua calculadora ou computador para isso, mas não deixe de fazê-las! Uma deficiência que vemos em muitos de nossos alunos é a de não ter intimidade com os valores reais de grandezas físicas importantes em nosso cotidiano, e chegar aos resultados numéricos e refletir sobre eles é um passo importante para sanar este problema. Em alguns exercícios você deverá fazer gráficos. Faça-os de forma profissional, usando programa de computador ou o site desmos.com.
Você deve saber mais do que a(s) maneira(s) correta(s) de resolver um problema; também tem que se familiarizar com muitas maneiras incorretas de o fazer. Caso contrário, quando se deparar com um problema novo, você não saberá descartar as tentativas ruins, dentre o grande número de abordagens aparentemente corretas de encará-lo. No esforço para resolver um problema somos muitas vezes levados a caminhos errados, e isso é uma parte essencial do aprendizado. Para entender alguma coisa, você não apenas deve saber porque as coisas certas estão certas; deve também saber o que está errado nas coisas erradas. Aprender Física exige uma grande quantidade de esforço, trilhar muitos caminhos errados, e muito suor. Em outras palavras, não há atalhos para o entendimento da Física.
(Adaptado de David Morin)